Aderir ao modelo de recorrência por débito recorrente é um caminho fundamental para as instituições educacionais que buscam atrair e fidelizar clientes.

 

Se você trabalha com gestão em educação, sabe bem, em primeiro lugar,  o efeito negativo que as mensalidades não pagas podem causar na manutenção e no desenvolvimento do negócio. 

O número de inadimplentes no Brasil apresentou um crescimento de 2,7%, enquanto o de empresas teve um aumento de 7,3%, de janeiro a junho de 2020, se comparado com o mesmo período em 2019, segundo o Serasa Experian. Ou seja, a área da educação necessita trabalhar com  alternativas que minimizem o impacto dessas ações. 

Facilitar a forma de pagamento, então, pode ser a melhor forma de evitar esquecimentos, atrasos e ainda atrair novos alunos. Ao usar a tecnologia ao seu favor você pode tornar o pagamento automático, conhecido como débito recorrente. 

O segmento da educação pode utilizar a recorrência tanto para o ensino a distância, quanto para escolas e universidades que atuam fisicamente. 

Está cada vez mais comum, igualmente, a busca por cursos profissionalizantes, de atualização ou de aprendizados em geral na internet. Por isso, esse é um segmento com um ótimo espaço para quem quer implantar um modelo de pagamento recorrente.

O mesmo também serve para as instituições de ensino físicas, que também podem trabalhar com a recorrência, visto que precisam cobrar o pagamento de forma contínua. 

Além do velho e conhecido boleto bancário, uma opção de pagamento que tem ajudado a reduzir a inadimplência nas empresas educacionais é o pagamento recorrente, feito pelo cartão de crédito.  

Por que usar a recorrência para vender na educação?

O boleto bancário ainda continua sendo uma das principais formas de pagamento quando o assunto é educação. Mas a emissão desses boletos gasta mais tempo e dinheiro da instituição, além exigir mais atenção quanto a todo processo, tornando-o burocrático. 

Por isso, essa forma de pagamento ainda abre a possibilidade para o esquecimento do pagamento ou mesmo a perda do próprio boleto, gerando mais esforço da equipe de cobrança. 

Com a tecnologia, é possível simplificar esse processo adotando, por exemplo, o débito recorrente.

Como funciona o débito recorrente para escolas?

Se o seu negócio precisa receber uma quantia mensal de um aluno, ele se caracteriza como uma cobrança recorrente. Com isso, você pode automatizar o processo de pagamento e oferecer diferentes formas para pagar. Vamos falar um pouco das opções a seguir.

 

Débito recorrente por cartão de crédito

O cartão de crédito é uma ótima opção, pois é prático e seguro, e tem ampla aceitação por grande parte dos consumidores no momento da compra.

Nas escolas, o débito no cartão de crédito funciona da seguinte maneira: 

É preciso cadastrar os alunos em uma plataforma de pagamento, com nome, dados do cartão, o período e o valor da mensalidade a ser cobrado. E depois disso, todo mês será realizado o débito no cartão cadastrado.

Uma vantagem extra desse método, é que seu uso não compromete o limite do cliente. Ou seja, se a mensalidade custa, por exemplo, R$200,00 esse será o único valor que virá no cartão, diferentemente do parcelamento em que seria passado todo o valor do curso. 

 

Débito recorrente em conta  

Outra forma de automatizar o pagamento de mensalidades, é o débito recorrente em conta, como uma alternativa para aqueles que não querem ou não podem utilizar o cartão de crédito.

Este método não é muito diferente da forma do débito recorrente no cartão de crédito. A diferença está apenas na hora de cadastrar as informações na plataforma de pagamento, que no lugar do cartão de crédito, serão as informações da conta. 

 

Quais os benefícios do débito recorrente para escolas e cursos? 

Na busca pela escola ou curso ideal, a qualidade do ensino e o programa de estudos são fatores importantes a serem levados em consideração. Porém, as formas de pagamento podem ser o diferencial na hora da escolha.

Então confira três benefícios para o seu negócio educacional com a implantação do débito recorrente.

 

1- Controle dos pagamentos 

O benefício do débito recorrente é para os dois lados, além de ser mais prático para os alunos ou pais, você pode ter controle sobre os pagamentos, evitando a falta ou esquecimento deles.

Assim, com o débito recorrente, nos casos de não pagamento pelo cliente, a dívida será de responsabilidade da operadora do cartão e não sua. Com isso, o seu recebimento fica garantido.

 

2 – Gastos menores

Aderir ao débito recorrente ajuda a reduzir os gastos da sua empresa. Primeiro, porque você não precisará arcar com os gastos da impressão de boletos caso precise. E segundo, não precisará gastar com a contratação de pessoas para isso. 

 

3 – Atração e fidelização

Se o seu cliente busca praticidade e você oferece o débito recorrente como forma de pagamento, ele com certeza vai enxergar seu diferencial, já que não precisará se preocupar com datas de vencimentos e boleto, um grande benefício para ele.

Como implementar o débito recorrente em sua escola? 

Você já percebeu que adotar o débito recorrente como forma de pagamento em na sua instituição de ensino traz diversos benefícios, e agora deve estar se perguntando, como posso implementar?  

É simples! Você só precisará trabalhar com uma empresa especialista em cobrança de recorrência, como a 100Pay, uma plataforma fácil, intuitiva e completa. 

 Em síntese, oferecer o débito recorrente como uma forma de pagamento para os clientes da sua instituição educacional é simples e traz bastante benefícios. A diminuição e o controle de gastos são grandes pontos positivos para o seu negócio e a praticidade outro grande ponto para seus clientes.

Aderir a recorrência é um caminho fundamental para as instituições educacionais que buscam atrair e fidelizar clientes.  Converse com nosso time de sucesso e saiba mais. Aproveite e siga-nos no Instagram, no Facebook ou no LinkedIn para ficar a frente do mercado com nossas novidades. Nesse meio tempo, acesse nosso blog e conheça mais do mundo de meios de pagamentos digitais.

Fonte: Rits

Deixe um comentário