O famoso ‘boca a boca’ está mais forte do que nunca no universo das redes digitais. A internet potencializou o alcance dessa estratégia de marketing muito conhecida na hora de atrair a clientela. Comentários, recomendações e avaliações positivas de produtos e serviços não podem ser ignorados por quem empreende. Ao contrário, devem ser vistos como uma oportunidade para conhecer melhor as necessidades do cliente e se aproximar mais dele.

Antigamente quando um cliente não se agradava de um serviço ou produto, ela divulgava para cinco, seis amigos. Com as redes sociais, quem não está satisfeito facilmente alcança cinco, seis mil pessoas. O impacto tem dimensões escaláveis. Daí a necessidade de o empreendedor estar sempre atento”, afirma a especialista em Mercados e Transformação Digital do Sebrae Nacional, Janaína Camilo.

Segundo ela, as redes sociais oferecem diversas opções para estimular interações que podem contribuir para aprimorar os negócios e contam com ferramentas específicas para colher essas informações.

redesÉ importante engajar o público e responder às mensagens e comentários. O empreendedor deve incentivar o feedback do cliente, fazendo perguntas diretas. Pelas redes sociais pode criar caixas de perguntas, promover enquetes, pedir opiniões e responder aos comentários de maneira interativa. Essa dinâmica demonstra atenção e cuidado com o cliente e estreita o relacionamento entre ele e sua empresa, aumentando o engajamento e fortalecendo a imagem da sua marca”, acrescenta.

Fã ou Hater?

A especialista do Sebrae atenta os donos de pequenos negócios que o feedback do cliente é uma fonte de informação preciosa, e deve ser convertida em melhoria no atendimento e na satisfação do cliente.

“O feedback do cliente permite conhecer a opinião do consumidor sobre a qualidade dos produtos ou serviços, o atendimento, a entrega e a experiência de compra que ele teve no seu estabelecimento. Além disso, ajuda a identificar os pontos fortes e os pontos de melhoria do seu negócio, possibilitando a tomada de decisões mais assertivas e a fidelização da clientela. Essa abordagem proativa, permite que os empreendimentos se destaquem e se mantenham relevantes no mercado”, considera Janaína.

“Good vibes” nas redes

Para apoiar os donos de pequenos negócios e estimular os comentários e avaliações positivas das empresas, o Sebrae lançou a campanha “Ser Positivo Transforma”. A ideia é espalhar uma corrente do bem pelo Facebook, Instagram e Tik Tok, a partir do compartilhamento de mensagens positivas recebidas pelos empreendedores e estimular o engajamento dos seguidores do Sebrae em prol da geração de negócios, apoio ao próximo e positividade.

Com a campanha, o Sebrae quer mostrar como likes, curtidas e boas avaliações podem contribuir para o sucesso dos negócios, atraindo novos clientes, construindo confiança, impulsionando vendas e fortalecendo a economia.

Queremos furar a bolha de negatividade que, infelizmente, se espalhou pela internet. Sabemos que as redes sociais têm um potencial incrível para gerar conexões genuínas entre as pessoas. Vamos estimular os que sonham empreender, mostrar a força do empreendedorismo e reforçar nosso apoio aos donos de pequenos negócios”, afirma gerente de Comunicação do Sebrae Nacional, Gleber Naime.

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Fonte: Administradores.

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