A falta de recursos gerado pela inadimplência em uma instituição de ensino é um problema para qualquer gestor. Nesse momento de pandemia e “novo normal”, o assunto ganhou destaque como nunca antes. Isso pode prejudicar fortemente a qualidade do ensino.

Em quase todas as escolas, as mensalidades ainda são uma forte parcela dos recebimentos. E quando existe atraso, gera um buraco no caixa e a consequente quebra do fluxo, uma vez que os pagamentos seguem normalmente.

O objetivo desse post é esclarecer sobre os impactos e trazer dicas e estratégias para blindar sua escola. Boa leitura!

O desafio de lidar com a inadimplência

Todos sabemos o quanto a inadimplência pode prejudicar uma empresa ou instituição de ensino. O abismo entre o receber e o pagar pode trazer prejuízos não só para instituição, mas também para as famílias dos alunos e funcionários.

Manter um planejamento e uma qualidade pedagógica se torna um desafio. E sem os recursos, é impossível cumprir com a agenda anual e com os compromissos assumidos com os alunos e pais.

Principais problemas gerados pela inadimplência escolar

A inadimplência escolar atinge cerca de 90% das instituições de ensino, principalmente no 2º semestre, sendo um dos principais fatores responsáveis pelo fechamento das escolas. 

Dessa forma, na hora de realizar o planejamento financeiro anual da sua instituição, você conta com a entrada de determinada quantia de dinheiro para cumprir os seus objetivos de acordo com os alunos matriculados.

Além disso, a inadimplência nas escolas pode prejudicar o relacionamento com os pais e responsáveis pelos alunos. Assim, é possível que eles passem a evitar o ambiente escolar, as festas e eventos por saberem do seu débito com a escola. E isso prejudica o acompanhamento em relação aos estudantes. Uma dívida cobrada de forma inadequada também afeta o relacionamento. Isso traz riscos na hora da renovação da matrícula e na imagem institucional da escola.

Desafios na gestão escolar

Dessa forma, é importante que você impeça que a inadimplência aconteça em sua escola, evitando problemas de relacionamento, caixa e operação do negócio. Em casos mais graves, a escola pode ter problemas em arcar com contas básicas, incluindo a folha de pagamento dos colaboradores. A ausência do salário, condição mínima para o trabalho, gera insegurança. A tendência, então, é que procurem por novos postos de trabalho. As consequências podem chegar a um estado tão devastador que a escola precisa decretar falência.

Para isso, é importante entender por que acontece a inadimplência escolar. Leia a seguir!

Por que acontece a inadimplência nas escolas

Geralmente, a inadimplência nas escolas acontece pela falta de controle financeiro das famílias. Esse descontrole financeiro também está relacionado a organização. Imagine a quantidade de boletos que são pagos em atrasos simplesmente porque foram esquecidos nas gavetas ou ficaram sem leitura na caixa de entrada dos e-mails?!

Além disso, com a crise econômica e o isolamento causado pelo novo coronavírus, há muitas famílias que, estão abrindo mão das escolas particulares por não conseguirem arcar com os custos da mensalidade ou por não acreditarem no novo modelo de aulas presenciais e on-line.

Porém, nem toda inadimplência nas escolas está diretamente relacionada à família dos alunos. Falhas na gestão escolar — como falta de políticas ou de ferramentas de gestão de recebimentos — também podem gerar a tão temida inadimplência.

Para evitar esse mal, é importante que a escola possua ferramentas que ajudem nesse quesito tanto dos pagamentos normais de mensalidades como uma alternativa a mais para solucionar débitos anteriores. 

A seguir, confira algumas ações simples que, ao serem implementadas, poderão auxiliar bastante na prevenção e redução da inadimplência escolar.

A estratégia para reduzir a inadimplência

Atualmente, as escolas podem investir em algumas estratégias e tecnologias que estimulem a adimplência das famílias ou até mesmo a quitar suas dívidas.

Conheça cinco formas de fazer isso.

  1. Adote um sistema de recorrência

A recorrência é uma alternativa criativa para livrar-se do fantasma da inadimplência nas escolas. Imagine trocar a emissão de boletos (que demandam custos) por recebimentos através de cartão de crédito.

A escola poupa e os pais ainda pontuam no programa de fidelidade dos cartões.

Na recorrência a escola cria um plano fixado de anuidade cobrando recorrentemente as mensalidades. Entenda mais o que a recorrência pode fazer por sua escola nesse artigo.

  1. Incentive bons pagadores

Políticas de descontos ou bônus para pagamentos adimplentes estimulam os responsáveis a pagar em dia. Em alternativa, existe a opção de criar pontos que podem ser trocados em eventos e materiais na lojinha da escola.

  1. Ofereça alternativas de pagamento

Às vezes, atrasar alguma mensalidade pode ser necessário. É papel da escola fornecer alternativas para que os envolvidos não saiam prejudicados.

Mesmo que sua escola já trabalhe com o sistema 100Pay de recorrência, impeditivos podem aparecer para o crédito em um mês pontual. Seja por falta de limite em um determinado período, seja por cancelamento do cartão ou até mesmo pelo vencimento dele.

Soluções diversas para inadimplência escolar

Nesses casos a 100Pay oferece também a possibilidade de emissão de boleto ou até mesmo uma transação individual em um outro cartão. Entretanto, sem desconfigurar o plano de recorrência já cadastrado. Ou até mesmo alterar o cartão implantado no plano.

  1. Renegocie a dívida

Pense bem, por exemplo: você precisa receber a mensalidade. Contudo, o furo no caixa já aconteceu e a família acumulou meses de inadimplência. Ambos passam por momentos desafiadores.

Nessa hora, é necessário ser flexível e criativo para resolver a pendência. Parcelar o saldo devedor e conceder um espaço para que o próprio inadimplente apresente suas condições são formas de reduzir os danos causados pela falta de pagamento.

  1. Utilize um sistema

Por isso, uma vez implantado o sistema de recorrência 100Pay, você tem acesso a um dashboard das transações onde é possível acompanhar em tempo real o recebimento das mensalidades. E, somado a isso, você tem uma previsibilidade de caixa no restante do ano.

Além disso, o sistema pode oferecer lembretes via SMS com alguns dias de antecedência ou até mesmo um recibo da transação segundos depois de autorizada pela bandeira. 

A inadimplência nas escolas é uma realidade, no entanto, existem alternativas que podem minimizar ou até mesmo evitar que elas aconteçam. Portanto, seguindo nossas dicas, sua escola viver um novo momento e sua equipe pode focar no que é mais importante. 

ENSINAR!

Em conclusão, quer oferecer mais facilidade para seus clientes? Converse com nosso time de sucesso e saiba mais.Aproveite e siga-nos no Instagram, no Facebook ou no LinkedIn para ficar a frente do mercado com nossas novidades. Nesse meio tempo, acesse nosso blog e conheça mais do mundo de meios de pagamentos digitais.

Deixe um comentário