A inovação e criatividade trazidos pela transformação tecnológica que vivemos já redefiniu a maneira como lidamos com as nossas compras, principalmente por causa dos meios de pagamento digitais. Esse setor de pagamento digital ganha ainda mais importância no momento atual e no pós-pandemia, se mostrando uma tendência forte no Brasil e no mundo.

 

  • Pagamentos eletrônicos representam 44% do consumo no Brasil (Abecs);
  • 56% dos brasileiros mudaram seu comportamento em relação à forma de pagamento no isolamento (Mastercard);
  • Dessa parcela, 75% estão usando meios de pagamento digital (Mastercard);
  • Compras por aproximação tiveram aumento de 330% no primeiro semestre do ano em relação a 2019 (Abecs);
  • 48% das pessoas estão dispostas a manter a utilização desses meios de pagamento digital após o fim do distanciamento social (Bain).

 

 

Entenda como o pagamento digital está revolucionando a nossa forma de fazer compras:

 

 

O que é pagamento digital?

 

Por muito tempo, o dinheiro em papel foi o principal meio de pagamento. Depois, passamos a utilizar outras formas para lidar com dinheiro e fazer compras, como cheque, boleto e os cartões em plástico. Ainda hoje o dinheiro em papel e os cartões existem, porém surgem cada vez mais novas maneiras de comprar, vender e lidar com dinheiro de forma geral.

 

Dessa forma, o pagamento digital é um meio de fazer pagamentos sem usar nada físico. Você não precisa mais andar com dinheiro na carteira, ou depender de um cartão de plástico para fazer uma transação qualquer. Tudo pode ser feito por meios digitais e softwares que você encontra em seu computador, celular e mesmo dispositivos como smartwatches.

 

A conectividade e a Internet das Coisas são motores que têm impulsionado os meios de pagamento digital, principalmente num contexto como o nosso.

 

 

 

Por que meios de pagamento digitais são tendência?

 

O dinheiro já vem sendo extinto em diversas partes do mundo. Afinal, é caro manter papel circulando, e sua durabilidade não é das melhores. Além disso, nem sempre é prático ou mesmo seguro andar com notas e moedas por aí. Ao mesmo tempo, cartões plásticos podem ser furtados, roubados, perdidos ou quebrados, e também exigem substituições. Por isso, os meios digitais para pagamentos já eram esperados e necessários.

 

Além disso, com a pandemia foi preciso implantar distanciamento social e, principalmente, evitar formas de contágio. Uma delas é evitar o contato gerado por troca de dinheiro, cartões, senhas que precisam ser digitadas em maquininhas e muito mais. Tudo isso é evitado com meios de pagamento digital que estão disponíveis nas mais diferentes formas. Veja algumas delas:

 

 

Tendências para pagamento digital

 

 

Tecnologia NFC

 

A tecnologia NFC (Near Field Communication) permite pagar por aproximação. Não é mais preciso inserir o cartão e digitar a senha: basta aproximar o cartão, celular ou smartwatch. Isso reduz o nosso contato com superfícies e, ao mesmo tempo, é bem mais prático.

 

 

QR Code

 

O QR Code é outra tendência. Seja para ver o cardápio de um restaurante (assim ele não passa de mão em mão), seja para fazer pagamentos. Atualmente, até máquinas de cartão já contam com QR Code para pagar, assim como NFC.

 

 

Carteiras e contas digitais

 

Os bancos digitais são cada vez mais comuns, assim como as carteiras virtuais. Todo o seu dinheiro pode ser acessado por meio do celular e, dessa forma, você pode acessar a sua conta, pagar despesas, fazer compras e muito mais de maneira totalmente digital.

 

 

Apps

 

Os aplicativos de pagamento também estão se popularizando e podem ou não ter relação com carteira ou conta digital. Além disso, lojas e serviços como apps de delivery ou transporte já permitem pagamento dos serviços nos próprios apps — é o in-app payment.

 

 

Pix

 

O Pix promete dinamizar transferências e compras. É um meio de pagamento digital que tem uma série de vantagens: o dinheiro cai na hora, 24 horas por dia, 7 dias por semana, e sem intermediários.

 

Deixe um comentário