A cada dia, está mais complexo capturar novos leads. Com o aumento dos canais de comunicação e aquisição, além do elevado custo, não adianta mais fazer um script ou copy simples. O momento é de um storytelling robusto com uma abordagem altamente estratégica, inclusive para tickets baixos. Nesse contexto, algumas das melhores práticas incluem:

1. Criação de conteúdo
Desenvolva conteúdos educacionais e envolventes, em diferentes formatos (artigos, vídeos, webinars, podcast e infográficos). Além de demonstrar o valor da sua marca e resolver problemas reais das empresas, podem até mesmo destacar funcionalidades do seu produto. Isso poderá atrair interessados no tema (problema vs. solução), ajudando-os a entender melhor como sua empresa poderá beneficiá-los.

2. Otimização de busca
Garanta que seu site e seus conteúdos estejam devidamente otimizados para as palavras-chave relevantes ao seu negócio com base em SEO. Claro, não escreva pensando apenas nisso. Mas é importante que sua empresa seja facilmente encontrada por leads em potencial que estão pesquisando sobre as necessidades que seus produtos podem resolver. Também tenha cuidado: não use poucas palavras e escreva muito. A concorrência é alta, e há quem diga que as ferramentas de IA poderão usar seu conteúdo no futuro.

3. Redes sociais
Use as plataformas de redes sociais – como LinkedIn, Instagram, Twitter e Facebook – para compartilhar conteúdo, interagir com leads em potencial e promover seus conteúdos e produtos. Mas preste atenção em quais outros grupos sociais, influenciadores, mentores e consultorias seus leads e clientes seguem. E esteja próximo deles.

4. Mídia paga
Investir em anúncios digitais – como Google Ads ou qualquer publicidade em redes sociais – é viável, desde que tenha um rápido e eficiente atendimento e haja garantia sobre a qualificação dos leads. Para atingir seu público-alvo e aumentar a visibilidade da sua marca, é necessário contar com uma estrutura e com processos definidos. Isso é fundamental para suportar as operações e não colocar dinheiro fora, principalmente se não utilizar um CRM para manter um relacionamento próximo com os leads.

leads5. E-mail marketing
Envie newsletters e efetue campanhas via e-mail, desde que sejam bem segmentadas e tenham discursos educativos e um propósito verdadeiro. Isso pode ajudar no engajamento da sua base de leads. Mas lembre-se: ofereça informações realmente relevantes, e não apenas destacando os benefícios do seu produto.

6. Parcerias e comarketing
Mesmo que exija um nível de relacionamento alto, é sempre bem-vindo estabelecer parcerias com marcas complementares ao seu nicho de mercado. A colaboração entre campanhas ajudará a promover a expansão do alcance dos seus conteúdos e projetar uma maior exposição da sua marca. O custo final compensará.

7. Participação em eventos
Marcar presença em eventos específicos do seu segmento-alvo pode auxiliar na visibilidade de sua marca. O mesmo vale para a exposição do seu produto, webinários, podcasts, patrocínios de influenciadores digitais – tudo é alternativa para se conectar diretamente com leads em potencial e demonstrar seu valor.

8. Teste gratuito
Ofereça degustação ou teste gratuito do seu produto. Marque agendas específicas com seus potenciais clientes, demonstre tecnicamente e, sobretudo, promova a experimentação e prove seu verdadeiro valor. Agregue benefícios adicionais para quem realmente lhe der atenção – lembrando que o tempo é o maior bem do seu lead, e o seu também.

9. Programa de indicação
Crie um programa de indicações e monte uma rede de afiliados, parceiros e revendedores. Tudo isso ajudará a incentivar clientes satisfeitos e parceiros a indicar sua empresa a outras, gerando leads mais quentes e com respaldos verdadeiros sobre os benefícios de seus serviços e produtos.

10. Acompanhamento de leads
De nada adiantará a captura se sua comunicação e seu acompanhamento em toda a jornada não forem efetivos. Então, monitore o comportamento e o engajamento dos leads em seus canais de comunicação, utilize as informações capturadas para que sua estratégia de relacionamento seja a mais personalizada possível. Isso porque um lead custa caro e é difícil de conquistar. A sua lista pode ser o seu maior bem dentro do marketing.

Com todos esses canais de aquisição – que são vivos, inquietos, passíveis de alterações via concorrência ou plataforma a qualquer instante -, saiba que sua estratégia deverá ser ajustada e monitorada diariamente. Então, seja persistente, teste muito e tenha disciplina e longevidade em qualquer canal.

 

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Fonte: E-commerce Brasil

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