TCO — Custo Total De Propriedade. O preço de um material apesar de ser muito importante num processo de aquisição, ele é apenas uma parte da composição final do investimento. Os custos de serviços e os custos relacionados com o ciclo de vida dos produtos devem ser levados em consideração.

Numa cotação de preço ao receber um desconto para aumentar a quantidade de itens do pedido ou para pagamento à vista é preciso que o comprador analise outros custos importantes para organização como o custo de estoque, comprometimento do caixa, giro de estoque, retorno do investimento e reposição para o cliente final.

Componentes de Pré Transação

É papel do comprador identificar as reais necessidades dos itens solicitados pelos demandantes. Após essa análise inicia-se o processo de mercado, a buscar por fornecedores capazes de atender a demanda solicitado, qualificar esses fornecedores de acordo com a política de qualidade interna, cadastrar os fornecedores aprovados e avaliar as operações tanto do fornecedor quanto da empresa com o objetivo de eliminar inconsistências dos procedimentos seguintes.

TCOComponentes da Transação

No momento de avaliação de preços é preciso analisar todos os custos relacionados com essa aquisição. Dentro dessa avaliação estão: pedido (lote), entrega/transporte, impostos/tarifas, condição de pagamento, devolução (se houver necessidade), acompanhamento e correção de falhas se preciso.

Tão importante quanto a fase anterior, na transação é onde os acordos são feitos. Aqui, você não olha somente para o preço, mas, busca por garantias que os produtos adquiridos sejam aplicados de forma efetiva e se por acaso ocorrer falhas, o fornecedor tenha capacidade de resolver os problemas relacionados ao fornecimento o mais rápido possível sem causar grandes prejuízos à empresa e ao cliente.

Importante ressaltar que nesse processo também são avaliados os serviços de transporte e condicionamento dos itens, pagamento de impostos e tarifas. Você como comprador pode avaliar se é mais vantajoso deixar tudo isso sob responsabilidade do fornecedor, ou contratar tudo isso separadamente, sempre o que for mais vantajoso para organização.

Componente Pós Transação

Após concluídas às duas etapas, é hora de avaliação do processo da empresa. Houve interrupção da linha? É preciso avaliar se essa paralisação foi em decorrência de falhas no processo de aquisição ou de planejamento.

É importante que os produtos acabados correspondam com os padrões de qualidade da empresa. Para isso acontecer é preciso que as fontes de fornecimento tenham sido bem avaliadas antes da aquisição. Se mesmo assim, acorrer falhas no campo, ou seja, na utilização do produto acabado é preciso avaliar os procedimentos para reposição. Com o objetivo de manter a boa reputação da empresa perante os clientes, essa reposição precisa ocorrer da forma mais rápido possível, nesse momento são avaliados os custos dessa reposição se são de responsabilidade do fornecedor para isso é preciso acionado o mais rápido possível e acompanhar de perto a resolução desse problema.

Ou outro lado, se a causa da falha for de responsabilidade da empresa é importante invocar a boa parceria comercial com os fornecedores para a melhor resolução do sinistro, para que não quase danos aos clientes. É nesse momento que a capacidade de reposição do fornecedor é exigida.

Resumindo o TCO

O conceito de avaliação de TCO é olhar para toda cadeia de relacionamento do item. Esse processo inicia-se pela necessidade de um determinado produto, após isso as fontes de fornecimentos são analisadas não somente pelo preço, mas, por todo processo venda e entrega do item, qualidade dos produtos, reposição dos itens para o cliente final, condição de pagamento, transporte, entrega e custo de estoque.

Portanto, a estratégia de TCO desafia os profissionais de compras avaliar a cadeia de suprimentos do fornecedor e toda cadeia da empresa. Além disso, conhecer todos os custos de aquisição desde a necessidade do insumo até a utilização dele pelo cliente final.

 

*O sistema da 100PAY oferece uma experiência única para empresas que desejam gerenciar pagamentos recorrentes com praticidade e segurança

 

Fonte: Administradores.

 

Deixe um comentário