Nada melhor do que utilizar estratégias e lições de marketing para decolar o seu clube de assinatura!

 

O modelo de negócios de assinatura vem se tornando cada vez mais popular nos últimos anos. O sucesso, e até mesmo os erros destes sites estão nos oferecendo informações úteis sobre o design, a experiência do cliente, conteúdo e marketing. O que você pode aprender com eles? Certamente, importantes lições de marketing para turbinar o seu clube de assinatura!

 

Mas, em primeiro lugar, o que torna o clube de assinatura tão popular? Será a conveniência de receber seus jogos, vinhos, ou produtos de beleza à sua porta que fazem as caixas de assinatura atraentes? Ou será o fato que, enquanto muitos consumidores gostam da ideia de descoberta, outros preferem o mistério que uma caixa surpresa pode trazer, por exemplo?

 

Assim, nada melhor do que utilizar estratégias e lições de marketing para decolar o seu clube de assinatura, e é sobre isso que vamos tratar adiante!

 

  1. Seja único

 

Por que os clientes devem se inscrever no seu serviço mês após mês? Você oferece algo que eles não podem obter em qualquer outro lugar? Seus produtos são difíceis de obter em outro lugar? Como você vai se destacar do resto se você não encontrar uma maneira de mostrar sua singularidade?

 

Quanto mais exclusivas e intrigantes forem as suas ofertas, mais atraentes serão para potenciais usuários. Ao mesmo tempo, se você está vendendo produtos ou serviços semelhantes a outras empresas, certifique-se de destacar o seu diferencial. Lembre-se que sua caixa de assinatura não se trata apenas de produtos. Trata-se, sim, de uma experiência completa e memorável para o seu assinante.

 

  1. Resolva um problema do público alvo

 

Cada ideia de negócio começa com um objetivo e isso ajuda os clientes a entender como eles podem se beneficiar de cada assinatura. A Glambox, por exemplo, promete entregar, além de produtos de higiene e cosméticos, enviar novidades e lançamentos para os assinantes. Além de amostras grátis de produtos, o kit traz informações de como usar os produtos bem como dicas de beleza.

 

Então, algumas perguntas são importantes e serviram como base para várias empresas de sucesso de clube de assinatura:

 

  1. Onde posso experimentar novos produtos de beleza?
  2. Onde posso encontrar novos produtos naturais, ou zero de lactose?
  3. Como posso encontrar brinquedinhos novos para os meus animais de estimação?
  4. Como posso experimentar novos suplementos alimentares se a maioria deles são embalados em embalagens enormes?

 

Essas perguntas são ótimas para inspirar no desenvolvimento de infinitas caixas para um público alvo extremamente diversificado. 

 

  1. Pense como um usuário

 

Ao se concentrar em seu negócio a partir do ponto de vista do seu usuário, você será capaz de descobrir o que é certo e o que está errado sobre o seu modelo de negócio. Mantenha seu olhar nas mudanças das necessidades do seu cliente e a partir daí, desenvolva novos desejos! Você será capaz, da mesma forma, de criar novos projetos que sempre irão atraí-los e satisfazê-los.

 

Algumas perguntas ajudam a exercitar esse pensamento:

  1. O que os clientes esperam do seu clube? (Vá além do óbvio.)
  2. Como a sua assinatura pode dar-lhes mais do que isso?
  3. De que maneira você pode reinventar, replicar, reproduzir, renovar, refinar e renovar os benefícios fundamentais do seu clube?

 

 

  1. Mostre paixão pelo seu nicho

 

Tudo fica mais fácil se você escolher uma categoria ou nicho que você está apaixonado e bem informado. Sua criatividade e sua paixão sobre o seu nicho será apreciado, especialmente quando eles são apresentados de forma inteligente e atraente.

 

Saber como se comunicar e se relacionar com seu público-alvo é extremamente importante. Se você não sabe o que seus potenciais clientes se preocupam, pode ser muito difícil criar um produto que eles se interessem.

 

  1. Seja claro nas informações

 

Aqui você deve pensar dentro e fora da caixa. Isso mesmo! Você deve ser claro naquilo que o seu clube de assinatura se propõe, bem como nos produtos que serão enviados periodicamente.

 

Ou seja, no seu site ou em qualquer conteúdo que promova o seu clube, não deixe de reforçar o propósito do seu clube. Você enviará somente produtos “full size” ou também tamanhos reduzidos para testar? O assinante também receberá informações para melhor aproveitar os produtos? Receberão folhetos explicativos ou conteúdo informativo exclusivo para assinantes? Farão parte de algum programa de fidelidade na qual acumularão pontos?

 

Tudo tem que ser detalhadamente informado. Quanto mais claro, mais potencial em atrair o público certo e mais chances eles tornarem-se seu cliente. Apesar de uma das principais características do clube de assinatura ser o fator surpresa, nenhum assinante ficará satisfeito quando a surpresa não atender às suas expectativas.

 

  1. Foque no design

 

Sua singularidade também deve ser destacada por um design premium, lindo e funcional. Este design deve estar em todos os detalhes, tanto no seu site, quanto no modo de embalar os seus produtos e no material impresso que por acaso acompanhe os produtos. E o mais impactante: a caixa que acondicionará o kit deve ser customizada, prática e desejável! Isto fará com que seus clientes desfrutem tanto da visita que fizerem ao seu site, quanto no momento de abertura da caixa e dos produtos enviados.

 

É interessante, e custa menos do que você imagina, terceirizar serviço para o desenvolvimento de embalagem diferenciada. Uma caixa bem projetada, que caia no gosto do seu público alvo é muito importante. O clube de assinatura não se trata apenas de receber determinados produtos. Trata-se, sim, de atender, e de preferência superar às expectativas de determinado cliente que provavelmente está ansioso para receber sua encomenda.

 

Uma caixa de papelão de simples remessa não surtirá o mesmo impacto se comparado a uma caixa bem planejada que comporte de forma otimizada todos os itens. Tanto que o formato da caixa, tamanho e tipo de abertura contam muito na experiência como um todo.

 

O adeus pode ser duro, mas não complicado

 

Caixas de assinatura têm tudo a ver com a construção de um vínculo entre o negócio e o consumidor. No entanto, nem todos permanecem leais e uma empresa deve respeitar essa decisão da maneira mais útil e compreensiva.

 

Não há necessidade de torná-lo complicado para o consumidor que quer cancelar uma assinatura. Ao contrário, deve tentar manter uma experiência agradável até o final, na esperança de que eles voltarão em breve. 

 

Uma boa ideia é permitir que o assinante altere o formato da sua assinatura (de mensal para trimestral, por exemplo) ou quem sabe oferecer um desconto no valor atualmente pago, caso possível. Isso pode ajudar o cliente a manter sua assinatura. Mas não esqueça que isto deve ser feito de forma fácil e prática, sem que o cliente se sinta pressionado neste momento.

 

*Aderir a recorrência é um caminho fundamental para os negócios que buscam atrair e fidelizar clientes. Converse com nosso time de sucesso e saiba mais. Aproveite e siga-nos no Instagram, no Facebook ou no LinkedIn para ficar a frente do mercado com nossas novidades. Nesse meio tempo, acesse nosso blog e conheça mais do mundo de meios de pagamentos digitais.

 

Fonte: Scuadra

Deixe um comentário